Estrutura da Solução

Cubos

Cubos são os resultados das combinações entre as dimensões e permitem a exploração das informações de acordo com o perfil de acesso das informações de cada gestor. Podem ser utilizados apenas para visualização de dados ou para permitir a projeção de métricas em cenários usando ambientes simulados (Sandbox), e/ou, através de aplicações gerenciadas de planejamento, utilizando hierarquia de aprovação, baseadas, por exemplo, na contribuição de cada centro de custo.

No desenvolvimento de uma visão (análise), as dimensões dos cubos podem ser utilizadas como: 

- dimensão de contexto: permite a filtragem dos dados apresentados na grade a partir da seleção de um único elemento da dimensão;

- dimensão de linha: corresponde às informações exibidas nas linhas da grade de dados e, a critério do usuário, pode exibir todos os elementos das dimensões de linhas ou, exibir apenas um subconjunto de seus elementos designados pelo gestor;

- dimensão de coluna: corresponde às informações exibidas nas colunas da grade de dados e, a critério do gestor, pode exibir todos os elementos das dimensões de colunas ou, exibir apenas um subconjunto de seus elementos designados pelo usuário.

A formatação de uma análise pode ser elaborada através de um aplicativo Windows ou via Web e, devido à flexibilidade da ferramenta analítica, as dimensões podem atender quaisquer das finalidades acima durante a formação de uma análise. Isto significa dizer que um usuário (gestores ou analistas de negócio) tem a liberdade de definir quais e quantas serão as dimensões de contexto e quais e quantas serão as dimensões de linha e coluna e ainda escolher elementos específicos através de filtros para alcançar a análise desejada. 

Uma análise concluída pode ser considerada uma visão do negócio e pode ser salva pelo usuário para ser novamente executada no futuro, após novas cargas de dados, permitindo a análise de tendência de um cenário, ou ainda, ser a base para o desenvolvimento de novas análises ou aplicações (painéis).

A seguir temos a relação de cubos fornecidos e pré-formatados com a Solução de Gestão Analítica de Recursos Humanos:

Os cubos fornecidos estão divididos nas categorias:

- cubos para análise

- cubos para projeção

- cubo de apoio

Cubos para Análise

São cubos que não permitem a gravação de dados pelos usuários, pois devem garantir a integridade dos resultados das análises. Neles as informações refletem fielmente o resultado das cargas de dados provenientes do sistema de gerenciamento de recursos humanos. Por essa razão estes cubos são designados especificamente para análise. As análises podem ser feitas em caráter corporativo (incluindo todas as divisões da estrutura da empresa) ou funcionais. Nesta categoria são fornecidos os seguintes cubos:

Cubo

Objetivo

0101_Financeiro

Análise de fatos financeiros no nível corporativo.

0101_FinanceiroFunc

Análise de fatos financeiros no nível funcional.

0101_FuncionalPessoal

Análise de fatos funcionais.

Cubos para Projeção

São cubos que permitem a gravação de dados pelos usuários. As informações destes cubos podem ser sobrepostas por projeções de dados (data spread) feitas pelos usuários. Os resultados das projeções podem ser gravados diretamente no cubo em análise ou usando ambientes simulados (sandbox). Os cubos para projeção permitem análises em caráter corporativo (incluindo todas as divisões da estrutura da empresa) ou funcionais.

Cubo

Objetivo

0101_FinanceiroProj

Análise / projeção de fatos financeiros no nível corporativo.

0101_FuncionalPessoalProj

Análise / projeção de fatos funcionais.

Cubo de Apoio

Cubo que armazena informações que não são provenientes dos repositórios do sistema de gerenciamento de recursos humanos, mas são relevantes para realização de análises que confrontam as informações de recursos humanos com o universo corporativo.

Cubo

Objetivo

0101_InformaçõesAdicionais

Informações auxiliares que não têm origem no sistema de recursos humanos.